Terça-feira, 25 de Dezembro de 2007

Inquérito

Como classifica a evolução da cidade na última década?

 

 O que julga ser responsável por essa evolução?

 

 O que acha do actual nível de vida da população viseense?

 

 O que acha da actual qualidade de vida na cidade?

 

 Qual julga ser o actual estado económico, social, cultural e desportivo da cidade?

 


 

        Tendo por base este inquérito, vamos agora proceder a uma curta análise de evolução e do actual estado da nossa cidade. Como podemos observar, as 50 pessoas inquiridas julgam a evolução da cidade, na última década, essencialmente boa ou muito boa. De facto, a cidade de Viseu tem mostrado um desenvolvimento positivo. Desde a integração na U.E., com a ajuda de vários fundos e programas, foram melhoradas as acessibilidades e  infra-estruturas que têm servido de apoio à actividade económica e ao incremento cultural, social e desportivo, e qual, tendo por base a segunda questão, se deve, na opinião dos viseenses, essencialmente ao trabalho e dinamismo levado a cabo pela Câmara Municipal. Com menor importância, há quem julgue ainda que fundos e programas como o FEDER ou o POLIS, juntamente com a acção do Governo, preconizaram um papel bastante importante no crescimento desta cidade.

        Falando agora da terceira questão, os resultados vão ao encontro da ideia pessimista, destructiva e até mesclada de um complexo de inferioridade que os portugueses têm em relação ao seu próprio país. Os viseenses pensam viver numa cidade com um nível de vida mau ou satisfatório, havendo apenas 8 opiniões positivas dadas por indivíduos de uma classe etária mais jovem. No que concerne, agora, à qualidade de vida, à uma tendência mais positiva que a anterior, sendo dada a justificação de que, apesar de os vencimentos e salários serem baixos, Viseu reveste-se de uma qualidade ambiental (proporcionada pelos jardins e parques da cidade), segurança, fluidez de tráfego automóvel e pacatez (consequências da sua dimensão média) que aliados a uma oferta de emprego, serviços e produtos relativamente boa (principalmente me comparação com outras cidades médias/pequenas do país) que nos levam a apreciar a nossa qualidade de vida.

       Por fim, e em jeito de conclusão, surge a 5 questão, onde o Satisfatório surge claramente como o nível a atribuir ao nível económico, social, cultural e desportivo da cidade,estando as restantes de respostas, positivas e negativas, relacionadas com faixas etárias antagónicas, quer mais novas, quer mais idosas, respectivamente.


publicado por showviseense às 23:08
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De viseu a 11 de Fevereiro de 2008 às 01:32
parabéns pelo vosso trabalho.
Apenas alguns reparos neste inquérito.
Primeiro não conta qualquer ficha técnica do inquérito, o que seria fundamental para conhecer a amostra em causa nos resultados. Jovens? adultos? militantes do psd?
outra questão prende-se com esta última. Referem a autarquia como responsável pela evolução, e não existe a opção mediana, que no meu entender até é a mais significativa, que é a iniciativa privada.
Bom, se considerar-mos a coligação PSD-VISABEIRA, ok, até posso concordar.
Continuação de bom trabalho

Comentar post

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. O desenvolvimento industr...

. Selecção Nacional

. Desenvolvimento Industria...

. Além do que foi dito

. 2ª fase

. Será Suficiente?

. Como fazer

. Centro Pedestre

. Transição

. Após as férias..

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds